Comunicação institucional: para que serve e qual o seu papel nas organizações?

Antes mesmo de desvendarmos o que vem a ser comunicação institucional e seus benefícios para quaisquer organizações, devemos primeiro entender a importância da comunicação em si nas mais diversas tarefas e atividades desempenhadas em nosso dia a dia. Para, a partir daí, compreendermos mais facilmente nosso tema a ser discutido.

A comunicação é responsável pela evolução humana. Aprender a se expressar foi a primeira ferramenta usada para promover a socialização na “idade das pedras”. Por mais desenvolvida que ela esteja atualmente, ainda não perdeu seu sentido principal de evolução.

A comunicação pessoal se apresenta em nossa casa, na rua, no trabalho, no lazer e em tantas outras situações cotidianas. Trata-se de simples mensagens que precisam ser passadas de alguém para alguém, ou de algo para alguém, seja de maneira verbal, escrita, sonora, visual, comportamental, entre outras.

Um bom comunicador tende a passar tais mensagens de maneira poderosa. Sendo uma comunicação correta, isso trará muitos benefícios a todos os envolvidos. Ainda mais nos dias atuais, quando vivemos conectados o tempo inteiro nas redes sociais e aplicativos. O que significa que estamos justamente em constante comunicação.

O amor da sua vida pode ser conquistado a partir de uma comunicação bem realizada. Um mal entendido pode ser evitado através do mesmo expediente. Assim como a conquista do emprego de seus sonhos que pode tranquilamente ser adquirido através de networking.

Em se tratando de um ambiente empresarial, a comunicação se faz extremamente necessária o tempo todo. A troca de informações acontece de todas as maneiras possíveis. O conhecimento é adquirido muito facilmente através da internet, por exemplo, não havendo a necessidade de se esperar para tê-lo.

Uma comunicação boa, bem feita e direta pode render melhorias em uma companhia empresarial quando algo não está andando bem. Pode gerar redução de despesas. Pode fazer surgir negócios milionários.

Comunicação! Uma palavra e uma atitude que está presente desde uma conversa fiada em um boteco até em acertos entre chefes de Estado das maiores potências do planeta.

xcvgfre,

A comunicação está em todo canto, sendo de suma importância para nossas vidas.

O que é comunicação institucional?

Agora podemos entender mais facilmente o tema da nossa discussão. E como frisamos anteriormente, a comunicação pode ocorrer também a partir de informações captadas de maneira não verbal.

Definimos comunicação institucional como uma área da comunicação integrada responsável pela construção da identidade e imagem positiva de uma organização. A identidade está ligada ao propósito e objetivo da empresa. Enquanto a imagem está conectada ao que o público em geral pensa a respeito dessa empresa.

A comunicação institucional visa ao alcance dos objetivos a serem conquistados por uma determinada organização. Ela não existe para divulgar os produtos e/ou serviços vendidos por uma companhia.

Ela enfatiza aspectos relacionados com sua missão, visão, valores, ideologia e filosofia. O que contribui para um desenvolvimento mais eficaz dos atributos do sistema organizacional. Falamos de uma estratégia para compartilhar e reconhecer as características, personalidade e atributos da organização.

Não devemos pensar como público receptor de tal mensagem apenas seus clientes. Mas também seus empregados, fornecedores, acionistas, a população da cidade onde tal empresa encontra-se instalada, imprensa, sindicatos, enfim… Todos que, de alguma forma, estão ligados à instituição, seja esse público interno ou externo.

O público interno (funcionários) deve receber por parte da empresa investimento em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Bem como uma melhoria das condições de trabalho e estreitamento de suas relações. O contato se dá através do marketing interno, o que possibilita uma maior interação entre a instituição e os respectivos colaboradores.

Apenas ratificando, o público externo é aquele quem não faz parte da organização e que devem receber as mensagens com clareza e eficiência.

A partir desse conceito, o departamento de comunicação da instituição, ou a agência contratada, passa a ser responsável pela estratégia que define os objetivos a curto e longo prazo nesse assunto. Além de estarem prontos para prever crises de imagem e preparar a empresa para enfrentá-las.

A preocupação com a comunicação institucional é válida para pequenas, médias e grandes empresas, não havendo restrições quando se quer atingir os objetivos citados há pouco.

bgfew

Comunicação Institucional: responsável pela formação da identidade e imagem positiva de uma organização.

Para que serve a comunicação institucional?

Como estamos vendo, a comunicação institucional é uma estratégia para compartilhar e reconhecer as características e atributos da organização através do intercâmbio de informações.

Ela serve para reforçar de maneira muito positiva a imagem da própria empresa e das suas marcas. A partir daí, faz o mesmo com produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado.

Quando enxergamos com bons olhos uma organização, a chance de decidirmos pela compra de um produto ou serviço oferecido por ela é muito maior. Mas como podemos vê-la tão bem assim? Justamente com aquilo que ela nos passa de positivo.

Uma empresa conhecida por tratar mal seus funcionários poderá sofrer rejeições no mercado. Assim como uma empresa que polua o meio ambiente, use animais para testar seus produtos, que esteja envolvida em escândalos por situações como corrupção e/ou produtos adulterados, dentre tantos outros exemplos negativos.

Caímos então no conceito de comunicação institucional. Passar a imagem de que a empresa respeita seus funcionários e oferece ótimas condições de trabalho despertará a vontade de muitos profissionais gabaritados em fazer parte de sua equipe. E essa identidade será demonstrada também externamente.

O mesmo pensamento vale para outras questões, como uma organização que reverta parte das suas vendas para um fundo solidário, que seja idônea em sua história de vida, que ao longo dos anos conquistou a confiança dos clientes por oferecer produtos de qualidade etc.

Em resumo, quando uma imagem e identidade de uma organização nos chega positivamente, ela tem o poder de nos conquistar. Então, podemos simplificar a serventia e os objetivos da comunicação institucional da seguinte maneira:

  • Manter a lembrança da marca ou do produto na mente do consumidor;
  • Despertar o desejo pela empresa e, consequentemente, seu produto ou serviço;
  • Preservar e gerar imagem positiva para a organização;
  • Intermediar o relacionamento entre empresa/instituição/funcionários/consumidor;
  • Realizar campanhas de esclarecimento e publicidade das ações da organização;
  • Mostrar dados, fatos e testemunhais relacionados ao produto;
  • Disseminar as principais atividades da organização;
  • Estabelecer redes de relacionamento com pessoas físicas ou jurídicas;
  • Definir objetivos de comunicação interna e externa da instituição;
  • Gerenciamento da comunicação em situação de crise.

Assim, quando uma organização desenvolve uma estratégia de comunicação institucional correta, ela consegue unir os seus interesses mercadológicos aos de uma reputação estruturada, formando clientes internos informados e público externo satisfeito.

nhgfds

A comunicação institucional ressalta perspectivas relacionadas com a missão, valores e visão de uma organização.

Como ter uma comunicação institucional eficiente na sua organização?

Você ficou interessado em criar uma imagem e identidade para seu negócio? Ou deseja trabalhar nesse propósito em benefício de alguma organização?

Então tenha em mente que a construção de tal imagem e identidade para uma empresa é um processo que exige conhecimento de mercado e boas técnicas de marketing.

Uma boa estratégia de comunicação institucional prioriza a linguagem sintetizada e o uso de tecnologia como formas de massificar a qualidade, a relevância e a singularidade da empresa no mercado, ressaltando seus diferenciais e suas práticas sustentáveis.

Portanto, para se ter uma comunicação institucional eficiente em uma organização, devemos conhecer a resposta para três dúvidas básicas: o que comunicar, para quem comunicar e como comunicar.

O que comunicar?

Primeiramente, é necessário saber o que exatamente você e sua empresa querem demonstrar para o público. E aonde isso deverá chegar. Talvez comunicar uma ação ou benfeitoria desenvolvida pela empresa.

Em geral, situações que envolvam um ponto muito positivo para a imagem da organização. Algo que o coloque a frente dos demais concorrentes. Que faça a diferença para a sociedade como um todo. Que sirva de motivo para as pessoas lembrarem da sua marca no momento em que ela estiver em destaque e que faça essas pessoas se orgulharem dela.

Pode ser a divulgação de um voluntariado ou doações, por exemplo, a fim de alcançar potenciais beneficiários. Quem sabe a divulgação das novidades dos projetos para pessoas que já apoiam sua organização. Algo bem relevante mesmo.

Para quem comunicar?

A grosso modo, não pense em atingir todas as pessoas do mundo. Isso será um tiro no pé, pois essa estratégia não funciona. Defina seu público-alvo. Aquela parcela que se encaixe com sua marca. Esse é o fator primordial no planejamento de uma campanha, podendo passar por readequações ao longo do tempo.

Afinal, todos nós pensamos, agimos e possuímos gostos diferentes. O que serve para mim, poderá não servir para você. O que encanta você, poderá não encantar seu vizinho. E assim por diante. Essa é uma estratégia muito comum em todas as campanhas de comunicação, independente da empresa, marca, produto ou serviço a ser divulgado.

Especialistas indicam a utilização do mapa da empatia como um caminho para entender seu público-alvo. Dessa maneira, você saberá onde ele procura por informações, o que ele quer consumir de conhecimento, quais seus passos nas mídias sociais, dentre outras situações.

kjytrsx

Mapa da empatia, um dos métodos mais indicados por especialistas para entender o seu público-alvo.

Como comunicar?

Sabendo o que comunicar e para quem comunicar, é chegada a hora de escolher os caminhos para que essas informações cheguem até seu público-alvo. Esse é o canal onde as pessoas vão enxergar sua marca e seu trabalho como algo diferente.

Por isso, esse expediente deve ser muito bem feito e impactante, para que a organização não seja vista apenas como mais uma no meio de tantas. O que não resultaria no real objetivo da comunicação institucional.

Um caminho bem pavimentado em sua comunicação institucional será eficiente para uma organização. Isso ocorrerá a partir do momento que sua imagem e identidade gerarem credibilidade, oportunidades de captação de recursos, engajamento de entusiastas, multiplicadores da marca, criação de um clima interno positivo, aumento de acionistas e tantos outros benefícios.

Se você se interessou pelo assunto sobre comunicação institucional e tem outras informações a respeito, curiosidades ou dúvidas, compartilhe com a gente seus comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s