A segurança digital na política internacional de governos e empresas

Na semana passada, o governo alemão divulgou que dados e informações pessoais de membros ligados a politica do país, incluindo Angela Merkel foram vazados através de um ataque hacker e divulgado na internet.

O fato ocorrido nos leva a refletir ao modo como os governos e grupos ligados a politica internacional tratam e gerenciam a proteção digital na atualidade, incluindo os dados e informações de seus cidadãos.

No ano passado, a Europa estabeleceu, uma regulamentação que garante aos cidadãos do continente a autonomia sobre as informações pessoais detidas por empresas, a chamada General Data Protection Regulation (popularizada como GDPR), permitindo que os limites do controle dessas informações pelas organizações possam ser alterados ou excluídos pelos cidadãos.

Atualmente vivemos em uma era onde cada vez mais as barreiras de comunicação são quebradas com o avanço da evolução das tecnologias digitais, fornecendo dados importantes a todo o momento, 24 horas por dia, necessitando cada vez mais que politicas de proteção e segurança sejam criadas e evoluídas. Para isso, ferramentas próprias para cada tipo de interação, sejam elas: pessoal, profissional, etc. devem ser utilizadas com maior consciência e eficácia.

A utilização de ferramentas desses tipo normalmente são terceirizadas por “baratear” o custo com sua aquisição, assim são chamados os SaaS (sigla em inglês para Software como Serviço).

 Com a utilização do modelo SaaS, parte da responsabilidade com a administração e gerenciamento das informações trafegadas passam ser de responsabilidade da empresa ofertante do serviço mas não isenta em totalidade a organização contratante, exigindo que ambas se adequem as normatizações internacionais e desenvolvam políticas de segurança da informação que exerçam maior eficiência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s